EUA aprovam uso emergencial da vacina Moderna
- 19/12/2020
A FDA (Food and Drug Administration), agência de regulação de medicamentos dos Estados Unidos, aprovou na noite de hoje a liberação do uso emergencial da vacina contra a covid-19 produzida pela companhia farmacêutica Moderna —esta é a segunda vacina aprovada pelos americanos.
O imunizante tem 94,1% de eficácia. Agora, para ser distribuído, é necessário passar pela aprovação do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doença).
Em seu perfil, nas redes sociais, o presidente americano Donald Trump comemorou a liberação da vacina pela agência reguladora. "Parabéns. A vacina Moderna já está disponível!".
Um comitê de especialistas externos da FDA se reuniu para debater a vacina da Moderna ontem. Na ocasião, o comitê consultivo recomendou a aprovação do imunizante para uso emergencial. Foram 20 votos a favor de conselheiros e uma abstenção. Hoje, a agência acatou a recomendação do comitê.
A autorização dada pela FDA aprova o plano do governo Trump de distribuir cerca de 5,9 milhões de doses da vacina da Moderna para 64 estados já a partir da próxima semana, segundo informou a rede de TV americana CNBC.
A Moderna solicitou à FDA autorização para uso emergencial da vacina no dia 30 de novembro. Em 15 de dezembro, a agência confirmou a eficácia de 94,1% do produto, após uma revisão dos resultados da fase 3 dos testes clínicos.
A vacinação nos Estados Unidos começou nesta semana, após a FDA ter aprovado o imunizante da Pfizer/BioNTech na semana passada.
Ao todo, o governo dos EUA encomendou 200 milhões de doses da vacina da Moderna e 100 milhões da Pfizer/BioNtech.
Fonte: UOL